Novo no Linux Ola e Adeus Fedora =(

Olá pessoal, sou “novo no mundo linux”, sempre usei ubuntu e variantes, sempre seguindo os famosos how-to, apesar de ser novo ja usei varias distros e gostaria de aprender linux de verdade, porem é facil hoje em dia se perder e acabar desistindo.
Sempre tentei usar o Fedora e nunca consegui por vários motivos, antes eram pacotes, agora com FLATHUB nunca foi tão fácil instalar qualquer app na distro. Porem eu acabava voltando ou para o ubuntu ou para o PopOS! ou para o elementary, mas em todas essas distros eu nunca encontrei a experiência que tive no Fedora, a interface padrão gnome sem muitas modificações, tudo é muito fluido e leve. Estou usando o Fedora 34 na minha maquina virtual no windows, desde o lançamento do BETA, e cara é com grande tristeza que digo que vou ter que voltar para o PopOS!. Ja perdi as contas de quantos tutorias de instalação de driver Nvidia já segui, quantas vezes já instalei do zero o Fedora 34 tentando… com todas as forças fazer dar certo.
Eu até consegui fazer o driver nvidia funcionar, mas isso quebrava a incialização da distro, descobri que tirando o cabo da GPU e colocando na placa mae eu consegui subir o OS, mesmo com a tela de carregamento com problema.
Eu sou desenvolvedor de jogos e meu pipe line produtivo atual é todo linux, Blender, gimp, krita, inkscape godot etc… Nao faz sentido continuar usando windows.
É triste dizer que nao vou conseguir usar o sistema que eu mais gostei até agora por conta de um driver Nvidia, e até entendo que a culpa não é do Fedora.
Desculpe por postar em minha língua nativa, mas segue um desabafo. Obrigado.

Olá Tairony,
Tive uma situação parecida com o Fedora. No meu caso ele não reconhecia alguns jogos que dependia do Open GL e acabei tendo que voltar para o ubuntu, desta vez com a versão 20.04.2 que fez com que muito jogos da Valve funcionasse.
Você deve se perguntar: E porque ele veio responder meu “relato com o Fedora”?
Apenas para título de pura compreensão, bom o que fiz foi instalar ele em uma VM utilizando o Virtual Manager (virt-manager para instalação via snap ou apt-get).
Uma pena ainda temos que “penar” para a utilização de um sistema que em sua existência é “belo por natureza”. No entanto ainda tem alguns pecados.
Vamos aguardar novas versões para obter o “nosso êxito” com ele.
Até mais.

1 Like

Verdade, eu tenho trilhado um caminho no mundo linux muito difícil, e como vc disse o Fedora é belo, tudo é muito coeso e fluido no sistema, é muito triste voltar para uma distro igual ao POPos ou ubuntu que eu não consigo a mesma experiência, não reclamando das distros ou falando mal, muito pelo contrario são as distros que hj eu consigo resolver meus problemas e trabalhar.

1 Like

Mas seremos observadores e no que eu puder contribuir, farei. Pois esse é o espírito Open Source. Temos que estudar, compreender e nos apoiarmos.

:slight_smile:

Oi pessoal, bem vindo ao ask fedora.

Vocês já conhecem este página? > https://developer.fedoraproject.org/

@tacalo aparentemente você ainda não tentou receber ajuda aqui. Se você nos da mais informações nos vamos de dar uma ajuda para configurar o seu Sistema como você precisa. Eu sei de ler e de ajudar aqui que Nvidia ainda e um mistério no mundo Linux. Mas mesmo assim tem algumas pessoas aqui que sabem rodar Nvidia no Fedora.

Tentam ler #start-here e colocam mais informações possíveis nos seus “Topics”. Assim mesmo que não tem idioma Português aqui/ainda vamos dar um jeito de ajudar. Tem vários usuários que participam e fazem o que o @dantasmatos falo:

Gostei muito!

Abraços

1 Like

Opa, obrigado pelo retorno, eu li alguns tópicos já criados aqui,nao cheguei a responder, uns falando sobre o KMOD/AKMOD, outro falando do auto install, a galera tem se ajudado muito mesmo, mas seguindo esses topicos ja criados nao consegui a solução do meu problema.
Mas estou disposto a fazer outra instalação do zero e tentar mais uma vez, eu fiquei realmente muito fã da distro e triste por esse pequeno problema que nada tem a ver com ela.

1 Like

Vou compartilhar com vcs um print da minha tela de apps da distro, mantenho essa maquina na minha estação de trabalho via VM, seria legal a distro vir organizada assim, nao com meus apps preferidos, mas os grupos para tornar tudo mais claro e convidativo para o usuario, sem falar que fica muito bonito e organizado.

1 Like

Então faça o seu próprio tópico com um titulo, claro o que você quer alcançar. Usa por exemplo o app inxi -Fzx no terminal para nos conseguimos ver com que você quer resolver o problema seu.

Pode copiar e colar a informação no seu tópico em um “</> Preformated Text” (veja no menu do editor).

Mas por favor, cada problema um tópico.

Eu concordo, mas o foco principal da distribuição Fedora Linux não e o parte ótico, Fedora serve para aperfeiçoar a systems operacional em geral , introduzir novos tecnologias e ficar atualizado com as técnicas na informática (segurança, usabilidade etc).

Assim eles usam o padrão com que o Gnome 4.0 esta instalada. Mas se você quer saber como mudar ou salvar os aplicativos na forma de Grupos em Gnome shell, cria um tópico como mencionado no inicio do “replay”.

Eu e outros que são “Q&A Regular” podem editar o titulo do seu tópico. Assim se for traduzido em inglês ele aparece com os outros resultados de busca para melhorar a visibilidade.

2 Likes

Muito bom saber das orientações da comunidade, logo ficaemos “fera” em como trabalhar nela.

hoje irei reinstalar o fedora 34 xfce aqui!

This topic was automatically closed 28 days after the last reply. New replies are no longer allowed.